Ao Vivo

Acessar

Ao Vivo

Ouça nossas rádios

ITAPEVI PRIME FM

Projeto Beatles Cordel chega às plataformas digitais

Confira o vídeo:




"...Descobri um forró novo / Meu radinho endoidô / Aqui nesse fim de mundo / Ninguém nunca encontrô / Uma estação em inglês / Mas eu já conto pra vcs / O que meu radinho tocô. Tem um tal de João Eleno / Vocalista dos bendito / Paulo Macarti, Jórgi Réro / E por último um nome esquisito / Chama Ringo o ritmista / E esses são os 4 artista / Desse grupo chamado: Os Brito!...". Esse é um trecho do cordel de seu Quité, um poeta matuto de tempos longínquos que é arrebatado por esse som estrangeiro que vem de umas terras "mais longe que Sum Paulo". E a história desse encontro tão especial é contada pelo grupo Beatles Cordel no disco, com direção artística de Rafael Beibi, que acaba de ser lançado nas plataformas digitais.

Ambientado num cenário que mistura realidade e fantasia, os Beatles "do sertão" dividem o palco com seu Quité, que ao achar em seu radinho de pilha, quase como mágica, uma estação que só toca Beatles, instantaneamente se apaixona pela banda, no entanto, não faz ideia de quem ou como são os Beatles. Assim, a banda ganhou vida no palco, e agora no disco, através da imaginação desse personagem, que vai descobrindo os garotos de Liverpool e dividindo suas indagações com o público ouvinte.

A banda traz na sua formação zabumba, sanfona, viola, violão, percussão e contrabaixo. A interação do personagem Seu Quité vai dando significados ao sentimento das músicas através de poesias a causos, que são compostos por textos de Rafael Beibi e Giovani Bruno. Fazem parte desse grupo, os músicos Rafael Beibi (Vocal, backing vocals, zabumba, ganzá, mineiro, cowbell, blocks, reco-reco); Rafael Virgolino (filho de Enok Virgolino), que é sanfoneiro de berço, compositor, produtor musical e músico com experiência de muitos palcos; o baixista e violonista Matheus Tagliatti, é co-fundador da banda Zaíra e músico há 18 anos; o também violonista Alysson Salvador, que trabalha com forró e música brasileira há 20 anos, com diversos trabalhos musicais autorais voltados para a pesquisa de linguagens brasileiras e Guegué Medeiros, percussionista, produtor e educador musical, com dois discos autorais lançados, além de participar de trabalhos com artistas como Gilberto Gil, Lenine, Chico César, Zeca Baleiro, Filó Machado, Toninho Ferragutti, Antonio Nóbrega, Alexandre Ribeiro, Zé Pitoco e Fábio Leal.

Seu Quité é interpretado por Giovani Bruno, que desde 2010 integra o espetáculo "Paixão de Cristo de Piracicaba". Há três anos fundou o "Coletivo Peneiras", onde é diretor e em 2017 foi Orientador de teatro do projeto "CASE", desenvolvendo atividades e oficinas para crianças em situação de risco, nos bairros periféricos da cidade. Atualmente, é ator na "Companhia D'Vergente de teatro".

No repertório estão Radinho de pilha, Seu Quité, Day tripper, Um help de Dona Socorro, Help, A venda da Leonor (part. Zé Pitoco), Love me do, Aprendi a palavra Lóvi (part. Lucy Alves), All you need is love, Aboio de João Eleno (Part. Sapopemba), Strawberry fields, Juntança, Come Together, O Assum preto e o Blackbird (Part. Bruno Lins), Blackbird, Os Brito, Get Back e Pilha palito. As canções originais dos Beatles são de autoria de John Lennon e Paul MacCartney.
 


O projeto é idealizado por Rafael Beibi, e nasceu da vontade de unir duas grandes paixões: forró e Beatles. Essa união de estilos cria o convite para interações de públicos variados, de diferentes gerações e gostos musicais, e mostra a versatilidade desse gênero tão genuinamente brasileiro ao interagir música regional com a universalidade das canções dos Beatles.

Rafael Beibi é músico, educador e compositor, e segue há 15 anos pesquisando e tocando forró com dedicação quase exclusiva. Sua história com o forró e música regional brasileira confunde-se com a história da banda Zaíra (antes Dona Zaíra), da qual é vocalista e letrista, sendo também um dos co-fundadores. Beibi gravou os vocais, zabumbas e co-produziu os 04 discos lançados pela Zaíra, além de ter na bagagem 02 turnês européias e a experiência de participações em: Viradas Culturais 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018; Revirada Cultural 2011; Circuito Cultural Paulista 2012; Circuito SESI de Música 2014; Circuito SESC de Artes 2016; além de palcos como Circo Voador (RJ), Forró Caju (Aracaju-SE), Casa Natura (SP), SESC Pompéia (SP), SESC interlagos (SP), SESC Ipiranga (SP), Canto da Ema (SP), Studio SP, entre outros.

A gravação do disco Beatles Cordel foi viabilizada pelo Edital de Música da Lei Aldir Blanc - Inciso III.

Para conhecer, acesse: www.youtube.com/watch?v=edux6iuJIo4

 




VEJA TAMBÉM



ITAPEVI PRIME FM  |   01/06/2022 21h03





ITAPEVI PRIME FM  |   16/03/2022 15h36


ITAPEVI PRIME FM  |   18/02/2022 15h51