Ao Vivo

Acessar

Ao Vivo

Ouça nossas rádios

RTVI ARTE

Grupo Pandora de Teatro apresenta mostra #PandoraOnline com espetáculos criados durante a pandemia
As apresentações serão realizadas nas redes sociais de espaços culturais da periferia de São Paulo: CEU Pêra Marmelo, CEU Vila Atlântica, Tendal da Lapa, Teatro de Contêiner, Espaço Cultural Jardim Damasceno, Espaço Enchendo Laje & Soltando Pipa, Teatro Flávio Império, CEU Perus e Ocupação Artística Canhoba


Grupo Pandora de Teatro | Foto: Levy Vitorino

De Junho à Agosto de 2021, o Grupo Pandora de Teatro realiza a mostra virtual #Pandora Online - Criações em tempos de isolamento, que dá início às ações do projeto "Estatísticas dos Pássaros" realizado com apoio da 36° Edição do Programa de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo.

Com as montagens "Jardim Vertical", "Autoestrada para Damasco" e "Onde os neandertais vão para morrer", que experimentam a criação teatral durante a pandemia, a mostra irá circular por espaços culturais localizados nas periferias de São Paulo, sendo eles: CEU Pêra Marmelo, CEU Vila Atlântica, Tendal da Lapa, Teatro de Contêiner, Espaço Cultural Jardim Damasceno, Espaço Enchendo Laje & Soltando Pipa, Teatro Flávio Império, CEU Perus e Ocupação Artística Canhoba.

A temporada #PandoraOnline com apresentações no Facebook do CEU Pêra Marmelo (www.facebook.com/ceuperamarmelooficial), espaço que fica no Jaraguá, em São Paulo. 

No dia 25 de junho , às 20:00, o grupo apresenta o espetáculo "Jardim Vertical", que explora o universo nonsense, trazendo o olhar para a essência da personalidade autoritária no contexto brasileiro, imerso em um universo irreal e distópico.

De  forma cômica e satírica, a montagem transita pelo dia-a-dia de uma família que opta por se isolar do mundo externo em seu seguro apartamento no quadragésimo sétimo andar de um edifício. Um paraíso artificial onde o autoritarismo se revela através de aspectos significativos da nossa sociedade, como o conceito de família, as ambições patriarcais, os sonhos e os desejos por mudanças. 

No dia 26 de junho (sábado), às 20:00, será apresentada "Autoestrada para Damasco", uma fábula que se passa na cabine do pedágio de uma estrada isolada, durante uma noite de ano novo. Ao som de uma playlist composta por grandes sucessos dos anos setenta, uma atendente, durante sua jornada cansativa e tediosa de trabalho, acaba descobrindo um grande amor: um Urso - Pardo, sem dinheiro para a tarifa.

No domingo, dia 27 de junho, às 20:00, é a vez de "Onde os neandertais vão para morrer" uma peça que une teatro e audiovisual, e apresenta a história de seis participantes de um reality show feito em uma caverna, que seguem com suas estratégias para vencer, sem saber que uma pandemia devastou seu país. 

Inspirado na Alegoria da Caverna de Platão e no pensamento de Achille Mbembe: "A expressão máxima da soberania reside, em grande medida, no poder e na capacidade de ditar quem pode viver e quem deve morrer", o espetáculo aborda questões sobre as políticas de vida e de morte. 

Após a segunda sessão de "Onde os neandertais vão para morrer" do dia 27 de junho, às 20:30, haverá um bate-papo com o Coletivo nos Trilhos, também transmitido pelo facebook do CEU Pêra Marmelo. 

Formado por Caroline Alves, Filipe Pereira, Lucas Vitorino, Rodolfo Vetore, Thalita Duarte e Wellington Candido, o Grupo Pandora de Teatro comemora em 2021, 17 anos de pesquisa continuada no bairro de Perus e 05 anos do Cine Teatro Pandora - Ocupação Artística Canhoba, polo multicultural de Perus, SP.

As ações fazem parte do projeto "Estatísticas dos Pássaros" realizado com apoio da 36° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.

Para saber mais informações e conhecer a programação completa da mostra #PandoraOnline, acesse: www.facebook.com/grupopandora.deteatro e www.instagram.com/grupo_pandora_de_teatro





VEJA TAMBÉM