Ao Vivo

Acessar

Ao Vivo

Ouça nossas rádios

ITAPEVI PRIME FM

Ricardo Bacelar e Cainã Cavalcante registram parceria e amizade em Paracosmo, primeiro disco em parceria da dupla
O álbum, que conta com sete composições instrumentais inéditas e gestadas em sessões ininterruptas de gravação, está disponível em formato físico e digital no Brasil, Estados Unidos e Japão.

Confira o vídeo:




*Com informações de www.focus.jor.br


Foto: Divulgação

Amigos de longa data, os músicos Ricardo Bacelar e Cainã Cavalcante demoraram, mas finalmente decidiram registrar essa amizade em um disco que promete marcar a carreira dos dois artistas cearenses: o Paracosmo.

Bacelar e Cainã jamais haviam tocado ou gravado juntos. Mas um encontro casual fez com que ambos notassem a necessidade de uma reunião.

"Quando começamos a tocar, parecia que as músicas já estavam prontas. Improvisações livres, melodias sinceras, imagem sonoras, tudo ali, nesse lugar cheio de esperança que é o Paracosmo", diz Cainã Cavalcante, narrando sobre o processo de composição.

"O disco traz uma carga de espontaneidade muito forte, fomos tocando e as músicas fluíram naturalmente. São como canções no formato instrumental. Foi um processo de gestação onde a música brotou com muito desembaraço", conta Ricardo Bacelar, que no disco tocou piano acústico, teclados e percussão, enquanto Cainã tocou violão e baixo.

O projeto ganha duas versões em videoclipe: "Vila dos pássaros" (clique aqui para assistir), apresentado juntamente com o primeiro single, e "Paracosmo" . Ambos os vídeos têm direção assinada por Lucas Dantas.

"Paracosmo é um lugar imaginário, fruto de pura criatividade. Um recanto dotado de extrema subjetividade de conceitos, onde tudo é possível. Os músicos criam essas porções de sonhos para depositar sua carga de energia vital, que se espraia por entre os sons e permeia os silêncios - cantões onde reside a música", diz Bacelar sobre o disco.

"De certo modo, 'Paracosmo' também nos leva a um universo imaginário. Nesse momento em que muitos de nós estamos trancados em casa, em razão da pandemia, o álbum é um convite para criarmos o nosso mundo particular, no qual a música nos conduz e transcende", conclui Ricardo Bacelar, em texto de apresentação do disco.

O disco marca, ainda, a estreia do selo Jasmin Music, de Ricardo Bacelar. A iniciativa do selo destina-se a gravar e lançar discos com música de qualidade, tendo como foco o mercado brasileiro e internacional.

Ricardo Bacelar
Pianista, compositor e produtor de discos. Integrou, durante muitos anos, o grupo carioca Hanoi Hanoi, com amplo sucesso comercial.

Em toda a sua trajetória solo, lançou cinco discos e gravou com grandes nomes da música, como Belchior, Erasmo Carlos, Luiz Melodia, Adriana Calcanhoto, Ednardo, Lulu Santos, Amelinha e outros.

Lançou cinco discos solo. Seus dois últimos trabalhos, "Sebastiana" (2018) e "Ao Vivo no Rio" (2020), entraram na parada do Top 50 de execução das rádios de jazz dos EUA. É membro votante do Grammy Latino e do Grammy Awards (Grammy Pro).

Por duas vezes, esteve entre os artistas mais executados nas rádios de jazz dos Estados Unidos e já excursionou fazendo shows na Europa e Japão.

linktr.ee/ricbacelar

Cainã Cavalcante
Nascido em 1990 em Fortaleza, é violonista e compositor. Hoje com oito álbuns lançados, é considerado um prodígio do violão brasileiro.

Participou de diversos concertos pelo Brasil e Europa e gravou com grandes nomes da música, como Plácido Domingo, Dominguinhos, Belchior, Fagner, Maria Gadú, Elba Ramalho, Chico César, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Roberta Sá, entre muitos outros.

Cainã se prepara para o lançamento do seu novo trabalho, "Sinal dos Tempos", no qual interpreta a obra de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915 - 1955), genial músico e compositor brasileiro, considerado um pilar da música brasileira por Tom Jobim, Radamés Gnatalli, Raphael Rabello e outros.

orcd.co/4np0wxr




VEJA TAMBÉM



ITAPEVI PRIME FM  |   01/06/2022 21h03





ITAPEVI PRIME FM  |   16/03/2022 15h36


ITAPEVI PRIME FM  |   18/02/2022 15h51