Ao Vivo

Acessar

Ao Vivo

Ouça nossas rádios

RTVI ARTE

Projeto apresenta a cultura flamenca através de shows de tablados e aulas gratuitas


Cia. Cuadra America Flamenca | Foto: lostart

Com o objetivo de disseminar a cultura espanhola e incentivar a prática da arte flamenca, por meio de cursos de dança, música, e demais atividades, a Cuadra Flamenca - Associação Cultural de Dança Espanhola apresenta o projeto Isto É Flamenco. Com acesso gratuito, o público poderá assistir shows de flamenco (tablados), aulas teóricas e aulas práticas de flamenco. No dia 7 e outubro, às 21h30, será apresentado um espetáculo (Tablado) no canal da instituição. Todo o conteúdo é direcionado especialmente para quem não conhece a dança, tem curiosidade para saber mais sobre essa cultura e iniciar a prática. Todos os vídeos de aulas já estão disponíveis no canal da instituição.

Para Vera Alejandra, bailarina, coreógrafa, professora de dança flamenca, diretora artística e idealizadora do projeto, "o que se pretende é mais do que apresentar o Flamenco como dança, é aprofundar o conhecimento, desde a sua origem, até os dias de hoje, detalhando todos os elementos envolvidos. A relação do violão, a voz e o bailarino, a indumentária, a estrutura, o ritmo e sua história. E finaliza, "através dos tablados, das aulas ao vivo e das aulas teóricas, o público conhecerá sobre a arte flamenca de forma completa".

A origem do Flamenco segue sendo um mistério, mas, o mais provável é de que tenha se formado ao longo dos anos graças à miscigenação cultural de diferentes povos que habitaram a Península Ibérica, particularmente o sul da Espanha, na região de Andaluzia. O Flamenco carrega em seu DNA influências de todos os povos e culturas que habitaram o território andaluz, encruzilhada de tantas culturas e povos milenares, como os fenícios, visigodos, romanos, árabes, judeus e gitanos. Dessa rica mescla foi se cozinhando a fogo lento os ingredientes que deram origem ao que hoje conhecemos como flamenco, e que foi passado de geração em geração.

Sua transmissão e desenvolvimento se deu sobretudo, nas comunidades menos privilegiadas, marcadas pela presença de párias ou marginalizados, muitas vezes perseguidos, como o povo cigano, os árabes e os judeus. Apesar das incertezas, sabemos que os primeiros núcleos de cante flamenco, principal pilar desta arte, surgiram em Cádiz, Triana e Jerez, onde a presença dos ciganos é acentuada, além de uma forte herança moura . Hoje sabemos que o flamenco não foi criação de uma única etnia, mas sim da mistura de muitas, mas também sabemos que os ciganos são um de seus principais cultuadores e que sem sua preciosa contribuição esta arte não seria o que é. Decretado patrimônio imaterial da humanidade em 2010, o Flamenco encanta o mundo todo, sendo uma arte que transmite as principais emoções da vida de forma única e fascinante, através de seu toque, cante e baile. 

Sobre a Cuadra Flamenca

Fundada em 2005, tem como objetivo promover a divulgação da cultura espanhola, por meio de cursos de dança, música e demais atividades ligadas à cultura, a Cuadra Flamenca é um espaço que busca incentivar e facilitar o encontro de amantes da arte espanhola, bem como a formação de grupos amadores e profissionais em flamenco. Entre as principais atividades oferecidas estão cursos regulares de dança flamenca e trabalhos corporais complementares; workshops de dança e música flamenca; workshops teóricos sobre flamenco e cultura espanhola; formação de grupos amadores e profissionais; organização de shows e eventos de flamenco e produção de cursos internacionais com renomados artistas espanhóis. 

Serviço

Outubro Dia 7 (quinta) às 21h30 - Tablado no YouTube

Redes

www.youtube.com/user/FlamencaCuadra

www.facebook.com/cuadra.flamenca

www.instagram.com/cuadra_flamenca




VEJA TAMBÉM