Ao Vivo

Acessar

Ao Vivo

Ouça nossas rádios

RTVI SAÚDE

Dr. Elcio Pires Junior | Saúde do coração requer atenção no verão
Calor e mudanças de hábito podem causar doenças cardíacas



Para muitas pessoas, o verão é a estação mais aguardada. Mas é preciso aproveitar os dias mais quentes do ano sem descuidar da saúde, principalmente a do coração. Isso porque as altas temperaturas podem estimular maus hábitos, como na alimentação e excesso de frituras e bebidas alcoólicas. Além disso, muitos aproveitam a época para iniciar a prática de atividade física sem consultar um médico, aumentando a possibilidade de desenvolver doenças cardíacas.

"Consumir muita bebida alcoólica, por exemplo, pode acarretar uma arritmia cardíaca, principalmente nas mulheres, pois este grupo possui menos água no corpo do que os homens, fazendo com que o álcool fique mais concentrado", contou o cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Junior.

Já para os "atletas de verão", aquelas pessoas que só praticam atividade física nessa estação, os cuidados precisam ser redobrados. Além disso, é preciso ter cautela no consumo de comidas típicas da época, como os frutos do mar, com alto teor de colesterol.

"O ideal é procurar um médico antes de iniciar qualquer atividade física, para evitar problemas cardíacos e até morte súbita. Além disso, faça a ingestão de alimentos saudáveis, sem gordura e sem excesso de sal. Durante o verão, o corpo pode sofrer com o calor e altas temperaturas, por isso, beber bastante água ajuda a manter a pressão arterial e a frequência cardíaca em seus índices normais", completou o cirurgião cardiovascular.

Já as pessoas com antecedentes de doenças cardiovasculares ou com fatores de risco, como obesidade, colesterol e triglicérides altos, além do tabagismo, podem ter o problema agravado pela quebra da rotina no verão.

Dr. Elcio Pires Junior: coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro - Rede D'or - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. E atualmente é cirurgião cardiovascular pela equipe do Dr. André Franchini no Hospital Madre Theodora de Campinas.
 
www.facebook.com/...urgião-Cardíaco
www.linkedin.com/in/elciopiresjunior
www.instagram.com/drelciopiresjr




VEJA TAMBÉM



RTVI SAÚDE  |   23/05/2022 12h48





RTVI SAÚDE  |   07/03/2022 16h45


RTVI SAÚDE  |   26/01/2022 14h32