Ao Vivo

Acessar

Ao Vivo

Ouça nossas rádios

RTVI CIDADE

Festival Internacional FEMUSC homenageia as mulheres na série Grandes Concertos
Shows de música popular e música erudita também integram espetáculos nesta terça-feira (18)

Confira o áudio:





Catalina Klein, coordenadora de Música Antiga do FEMUSC. Foto: Divulgação

A Série Grandes Concertos da 17ª edição do Festival Internacional FEMUSC vai homenagear as mulheres nesta terça-feira, dia 18/01, às 20h30, com apresentações inspiradas nos escritos da poetisa mexicana Sor Juana Ines de La Cruz e também com as obras da violinista italiana Maddalena Lombardini. Os espetáculos podem ser assistidos presencialmente ou pelo Canal do YouTube do Festival: www.youtube.com/user/institutofemusc.

A homenagem à Sóror Juana vai contar com instrumentos da época, como violino, flauta doce, fagote barroco, violoncelo, cravo, percussão, voz solista e um coral de quatro vozes. 

Sóror Juana é conhecida com a Décima Musa, em alusão às nove musas da mitologia grega, entidades a quem eram atribuídas a capacidade de inspirar a criação artística e científica da época.

No repertório, composições do maestro José Loaysa y Agurto (Metropolitan Cathedral of Mexico), Andrés Flores (Peru), Antonio Durán de la Mota e Rafael Antonio Castellanos.

Em relação à Maddalena Lombardini, as composições da violinista italiana serão apresentadas em quarteto de cordas em sol menor. Maddalena começou o estudos de violinista aos 7 anos e se tornou reconhecida após ser descoberta por Giuseppe Tartini, o maior violinista do século XVIII.

Shows de MPB

O show de Música Popular Brasileira acontece logo mais, às 18h30, com apresentações de grandes compositores brasileiros.

Recitais de Câmara

Às 19h, a série Recitais de Câmara apresenta hoje obras de Mozart, Giovanni Battista Pergolesi e Jean Fraçois D'Adrieua.

Sobre o Festival

Considerado um dos mais importantes do gênero, o Festival Internacional FEMUSC 2022 foi criado em 2006 por iniciativa do maestro brasileiro Alex Klein. Sua proposta foi tornar realidade um sonho pessoal: democratizar, popularizar e internacionalizar o aprendizado de música erudita no Brasil, através de um festival pedagógico/profissional.

A 17 ª edição do Festival Internacional FEMUSC ocorre de 16 a 29 de janeiro de 2022. Durante os 14 dias, serão realizadas mais de 50 apresentações abertas ao público, incluindo concertos de alto nível artístico internacional. Este ano o Festival faz uma homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil e a Semana da Arte Moderna de 22.

Serviço

17ª edição do Festival Internacional FEMUSC

De 16 a 29 de janeiro de 2022

Local : Auditório do Centro Cultural SCAR

Transmissão ao vivo: www.youtube.com/user/institutofemusc

Informações: festival@femusc.com.br

Links

Acesse e curta o FEMUSC o ano inteiro:

Facebook: www.facebook.com/groups/femusc

Instagran: www.instagram.com/femusc/

YouTube :www.youtube.com/user/institutofemusc

Flickr :www.flickr.com/photos/femusc

Site: www.femusc.com.br/

 






VEJA TAMBÉM



RTVI CIDADE  |   29/03/2022 17h26





RTVI CIDADE  |   29/03/2022 16h50


RTVI CIDADE  |   17/03/2022 18h07