
A consultoria de e-commerce tem vários conjuntos de habilidades que você pode usar a seu favor e fazer uma contratação para projetos ou períodos específicos. Vamos explorar tudo o que uma consultoria em e-commerce pode fazer pela sua loja virtual e as etapas a serem seguidas quando você estiver pronto para fazer uma contratação.
O que é uma boa consultoria em e-commerce?
Em poucas palavras, é possível obter ajuda para seu e-commerce de alguém que já fez isso antes e com sucesso.
Um consultor de e-commerce experiente pode ajudá-lo a descobrir por que sua loja virtual não está convertendo como antes, como obter mais performance e como posicionar sua loja virtual para o sucesso.
Ou seja, em outras palavras, é o que uma consultoria de e-commerce faz todos os dias. Aqui estão alguns tipos de problemas que uma loja virtual passa e que uma consultoria de e-commerce pode resolver.
Com o mundo em constante evolução dos negócios passando por rápidas mudanças tecnológicas, é crucial que as empresas em todo o mundo - especialmente as do comércio eletrônico - entendam, empreguem e apliquem efetivamente o poder da tecnologia e o excelente atendimento ao cliente.
Infelizmente muitos empreendedores não enxergam a necessidade de um consultor em sua empresa, acham que o consultor é um investimento desnecessário, mas ao contrário, vou listar abaixo 10 motivos para contratar uma consultoria de e-commerce e como é essencial este profissional para o seu e-commerce.
1 - Renovação - a consultoria traz conhecimento novo e experiências adquiridas em outros clientes. Isso proporciona uma visão externa, focada em resolver o problema que você está enfrentando com base na experiência de outros projetos;
2 - Disponibilidade - o consultor atua com dedicação exclusiva dentro do prazo estipulado do contrato, enquanto o pessoal interno geralmente está cheio de outras tarefas e assim não consegue ter um foco direto nos problemas específicos;
3 - Neutralidade - os consultores estão preocupados em gerar resultados, sem rixas ou concorrência por cargos na empresa;
4 - Tempo - o consultor precisa trabalhar dentro dos prazos definidos para o projeto acordado entre ele e seu cliente. Isso faz com que tudo fique mais rápido para ser esclarecido e resolvido;
5 - Foco - por ser uma pessoa de fora e que não tem os "vícios" da empresa, torna-se mais fácil e rápido o diagnóstico direto dos problemas por parte do consultor;
6 - Escopo - consultores trabalham com projetos e objetivos, o que torna o entendimento claro do escopo, facilitando o controle e garantindo o sucesso.
7 - Iniciativa sem medo - os colaboradores internos podem levar em consideração algumas emoções pois possuem relacionamentos mais longos com as demais pessoas da empresa, e isso pode atrapalhar a tomada de decisões difíceis. Já o consultor é mais racional, o que facilita nessas ocasiões;
8 - Economia - o vínculo temporário com os consultores é muito mais barato do que a contratação de um especialista, o qual pode vir a se tornar desnecessário após certo período.
9 - Motivação extra - a consultoria proporciona um impulso extra, muito mais focado, para que as mudanças realmente aconteçam.
10 - Melhoria nas relações empresa/colaborador - além do gestor de cada setor, o consultor também se mostra um porta-voz da organização junto aos colaboradores e isso já deixa claro para as pessoas que a empresa está preocupada com a melhoria contínua, que lógico, vai impactar nos resultados financeiros como já vimos anteriormente.
Um consultor de e-commerce pode realmente ajudar sua loja virtual de várias maneiras. Antes de contratar um, certifique-se de avaliar suas necessidades atuais de negócios - seja desenvolvendo um plano de marketing de conteúdo ou melhorando o caminho para o carrinho de compras - e descreva as tarefas que você teria uma consultoria de e-commerce completa. Em seguida, analise os consultores de e-commerce em sua faixa de preço e prepare as perguntas da entrevista para fazer a melhor contratação possível.
Contratar uma consultora de e-commerce é uma ótima maneira de atingir suas metas e aliviar parte da carga de sua equipe.

Elvis Gomes
Consultor especialista em E-commerce com mais de 20 anos de experiência. CEO da Painel10 Consultoria E-commerce, uma das principais empresas de consultoria para e-commerce, colunista do portal E-commerce Brasil e Santander Negócios. Apresentador do maior evento de E-commerce da américa latina Fórum E-commerce Brasil 2021. Vencedor do Prêmio e-Awards 2014 e 2015 - Melhor Geração de Conteúdo - Projeto Hangout E-commerce. Indicado como melhor Profissional E-commerce 2015 - Afiliados Brasil - e selecionado entre os melhores profissionais de Marketing pela ABCOMM 2015. Professor de E-commerce na ILADEC Instituto Latino Americano de Campinas.
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