Ao Vivo

Acessar

Ao Vivo

Ouça nossas rádios

RTVI ARTE

Exército Contra Nada apresenta “El General” na Cidade Tiradentes, Vila Guilherme e Itaquera
Exército Contra Nada se apresenta no CEU Água Azul, Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão e Casa de Cultura Raul Seixas


O grupo circense celebra dez anos com apresentações do espetáculo "El General" no CEU Água Azul (Cidade Tiradentes), Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão (Zona Norte) e Casa de Cultura Raul Seixas, que fica na COHAB II José Bonifácio, em Itaquera, Zona Leste.  Foto: Lis Sayuri


O grupo circense Exército Contra Nada realiza uma mostra de repertório celebrando dez anos de trajetória e inicia a temporada com apresentações gratuitas do espetáculo "El General", criado em 2011, em espaços periféricos de São Paulo situados na Zona Leste e na Zona Norte. 

No dia 04 de março de 2022 (sexta-feira), às 16:00, a apresentação acontece no CEU Água Azul, que fica na Cidade Tiradentes, Zona Leste. No dia 05 de março (sábado), às 16:00, a apresentação será na Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão, na Vila Guilherme, Zona Norte. E no domingo, dia 06 de março, às 16:00, na Casa de Cultura Raul Seixas, que fica na COHAB II Jose Bonifacio/Itaquera, na Zona Leste.

O espetáculo "El General" conta a trajetória de um palhaço que, ao batalhar por seu sustento, se descobre artista, porém as coisas saem diferente do esperado. Em suas tentativas, ele trafega entre os papéis de contrarregra e de artista circense, que se coloca no palco sem saber o que fazer. Mas persistente, ele mergulha na imaginação para encontrar maneiras de se transformar no que quiser.

Solo de Palhaço de Rua, "El General" é um espetáculo de comicidade com linguagem universal, já que possui sons, gestos, movimentos, porém quase nenhuma palavra. Uma obra que se comunica com o público através de olhares e sorrisos, e faz um convite para que as pessoas riam de si mesmas, celebrando as diferenças e multiplicidades.
Vencedor do Programa Nascente USP 2019, na Categoria Artes Cênicas, o espetáculo já foi apresentado em países como França, Espanha, Grécia, Portugal, Argentina e Peru. Além de ter percorrido os estados do Acre, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

Sobre o grupo Exército Contra Nada
Criado por Rafael de Barros em 2011, o Exército Contra Nada surgiu a partir da motivação em criar e recriar simbolicamente um mundo onde um exército pudesse não lutar contra absolutamente nada. 

Com a chegada de Adriano Mauriz em 2018, este "exército de um homem só" se transformou em um duo e juntos, os artistas criaram o espetáculo "MUNDANO" (2019). Desde então seguem se apresentando em diversos espaços emblemáticos de circo e teatro, Casas de Cultura, Centros Culturais, Bibliotecas, unidades do Sesc´s, entre outros. 
As ações fazem parte do projeto "Exército Contra Nada - 10 anos de um Circo de Rua", contemplado no edital de Fomento ao Circo da Cidade de São Paulo.

Mais informações: www.facebook.com/exercitocontranada e www.instagram.com/exercitocontranada

Serviço
Temporada do espetáculo "El General" - Grátis

Com Exército Contra Nada

Sinopse: Quem vem é El General, um saltimbanco dos tempos do início do Circo Moderno. Quando artistas mambembes transformaram um exército em circo. A história conta que artistas de rua perceberam que havia um exército que não tinha contra o que lutar, então esse exército poderia transformar-se em CIRCO. Era o momento de usar o seu poder de luta para batalhar por outras conquistas que não fossem os territórios inimigos. Temos aqui esse palhaço que se esforça para fazer o show, e entra em grandes apuros por conta disso. Em determinado momento, ele encontra roupas e pertences dos soldados daquele exército, e vai transformando tudo em uma grande brincadeira. Risos e imprevistos fazem parte do show, que traz o público para transformar cada apresentação. Onde o impossível se fará possível, e o possível se fará ver. 

Duração: 50 minutos

Classificação Livre

Quando: 04 de março de 2022 (sexta-feira) - Horário: 16:00

Onde: CEU Água Azul - Endereço: Av. dos Metalúrgicos, 1300 - Cidade Tiradentes, Zona Leste, São Paulo - SP, 08471-000 - Telefone: (11) 2282-7671
Quando: 05 de março de 2022 (sábado) - Horário: 16:00

Onde: Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão - Endereço: Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme, Zona Norte, São Paulo - SP, 02067-070 - Telefone: (11) 2909-0065
Quando: 06 de março de 2022 (domingo) - Horário: 16:00

Onde: Casa de Cultura Raul Seixas - Endereço: R. Murmúrios da Tarde, 211 - Jose Bonifacio/Itaquera, Zona Leste de São Paulo - SP, 08253-580 - Telefone: (11) 2527-4142
 




VEJA TAMBÉM






RTVI ARTE  |   25/02/2022 09h23