Ao Vivo

Acessar

Ao Vivo

Ouça nossas rádios

SÃO PAULO FM

Eduardo Mercuri lança Tales From Brooklyn
Guitarrista de Curitiba, radicado em NY, apresenta repertório autoral


Eduardo Mercuri por Letícia Ueda

Radicado em Nova York, o músico curitibano Eduardo Mercuri acaba de lançar nas plataformas digitais Tales From Brooklyn, seu quinto álbum. Com seis faixas, sendo cinco autorais, o artista lançou em 2021 os singles Sunset Boulevard e Soul Fix, que fazem parte desse trabalho e que tiveram uma resposta muito positiva de público e crítica.

O disco abre com Primeira Estrela, uma composição de Jorge Aragão. "Dentre os trabalhos que eu faço como sideman, destaco o samba, gênero que sou completamente apaixonado e que é uma fonte de inspiração gigante. Um dia eu estava aprendendo essa linda composição e acabei gravando um esboço do arranjo. A partir disso fui ao estúdio de Jordan Rose, baterista desta e outras faixas, e gravamos a base onde depois eu adicionei os outros elementos. Também participou dessa gravação um grande amigo, o percussionista Kan Yanabe, que gravou essa e outras faixas diretamente do Japão", conta Eduardo. E finaliza, "o Jorge Aragão escutou uma pré mix dessa versão e adorou!". Sunset Boulevard, Primeira Estrela, Pegasus, Sorrento, Love is a Fire e Soul Fix, todas de Eduardo Mercuri, completam o repertório do disco.

Eduardo Mercuri iniciou seus estudos na música aos 11 anos, no violão. Em 2009, se formou em Educação Musical pelas Faculdades de Artes do Paraná, instituição onde conheceu todos os gêneros musicais e também aprendeu a tocar bandolim e cavaquinho. Em 2011 lançou dois álbuns, " O timbre da mão" e o "Jazz Cigano Quinteto". No mesmo ano, ganhou uma bolsa de estudos para a Berklee College of Music em Boston, onde graduou-se em Guitarra e em 2016, concluiu o mestrado em Performance Contemporânea pela Berklee Global Jazz Institute.

Em 2018, lançou o terceiro álbum solo, "Eduardo Mercuri Trio - Prelude to a Kiss", que recebeu ótimas críticas no Brasil, EUA, Colômbia e Itália. Em 2020, o músico lançou os singles Quem Sabe de Ti (Toninho Horta) e uma versão instrumental de Dear Prudence (Beatles). No mesmo ano, lançou Zodiac, álbum com Paquito D'Rivera, Mark Walker, Marta Roma, Rony Eitan e Vittor Santos.

Eduardo lidera seu quinteto e recentemente, formou um duo com o percussionista japonês Kan Yanabe. Já se apresentou no Grammy Latino 2013, Panamá Jazz Festival, Rise Up as One Festival, além de teatros como o Carnegie Hall, Blue Note em Nova York, na sede da ONU também em Nova York, Boston Symphony Hall, entre muitos outros, acompanhando artistas como Alejandro Sanz, Joyce Moreno, Antonio Adolfo, Dudu Nobre, Susana Baca, Alcione, Gabriele Mirabassi entre outros.

FICHA TÉCNICA TALES FROM BROOKLIN

Eduardo Mercuri: guitarra, contrabaixo, teclados e vocais

Tyler Last: contrabaixo em Sunset Boulevard

Vitor Hirtsch: bateria em Sunset Boulevard e Pegasus

Anthony Fung: bateria em Love is a Fire

Jordam Rose: bateria em Primeira Estrela, Sorrrento e Soul Fix

Kan Yanabe: percussão em Primeira Estrela, Sorrrento e Soul Fix

Mixagem e masterização: Vitor Hirtsch

Arte: Jamile Munaier




VEJA TAMBÉM



SÃO PAULO FM  |   27/05/2022 11h10





SÃO PAULO FM  |   27/05/2022 10h44


SÃO PAULO FM  |   23/05/2022 13h30