Ao Vivo

Acessar

Ao Vivo

Ouça nossas rádios

SÃO PAULO FM

Episódio de racismo suscita Clayton Nascimento a criar o monólogo Macacos
Peça faz curta temporada no Teatro Cacilda Becker


Cena de Macacos - Foto de Bob Sousa

MACACOS, da Cia. do Sal, criada por Clayton Nascimento, faz curta temporada no Teatro Cacilda Becker até 7 de agosto com entrada gratuita.

O nome do espetáculo faz referência a uma das formas de xingamento mais usada para ofender os negros no mundo todo. O preconceito contra os povos pretos é abordado em cena a partir do relato de um homem-negro que busca respostas para o racismo que rodeia seu cotidiano e a história de sua comunidade.

Uma das preocupações centrais da obra é recontar a História do Brasil, com um novo olhar, e a partir de fatos históricos, uma vez que ela sempre foi contada pela camada social que pode estudar e estruturar leis.

Segundo Clayton Nascimento, a dramaturgia está amparada por uma pesquisa séria, que envolveu o projeto "História da Disputa: Disputa da História" idealizado pela historiadora Carol Oliveira, assim como pedagogos, intelectuais, entrevistas com mães vítimas do genocídio negro no Brasil, artigos e autores pretos para estruturar os fatos muitas vezes desconhecidos pelo grande público.

A riqueza da obra fez, inclusive, com que ela fosse comprada e adicionada a um lote de 10 mil exemplares de livros didáticos para ser distribuído entre os alunos do ensino público de São Paulo a partir de 2023.

MACACOS se desenrola num fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações que surgem em cena, pautados pela História do Brasil e situações vividas por grandes artistas negros - de Elza Soares a Machado de Assis - até alcançar relatos e estatísticas do Brasil de 2022. 

Para essa estréia, o monólogo absorve questões atuais e que se tornam mais urgentes. O Brasil é um território com altos índices de homicídios causados pela Polícia Militar e Sociedade Civil à comunidade negra e indígena, o mais assustador é que a idade das vítimas ao longo dos anos vem diminuindo cada vez mais.

Serviço
Macacos, com Cia do Sal
Temporada: de 4 a 7 de agosto, quinta a sábado, 21h; domingo, às 19h
Teatro Cacilda Becker
R. Tito, 295 - Lapa, São Paulo - SP, 05051-000
Grátis | Retirada de ingressos com 1h de antecedência




VEJA TAMBÉM



SÃO PAULO FM  |   05/08/2022 16h32





SÃO PAULO FM  |   05/08/2022 12h50


SÃO PAULO FM  |   05/08/2022 10h42